Mesa Tendências 2013

  • dscn2766
  • dscn2784
  • dscn2809

Raízes, de onde viemos e para onde vamos. Este foi o tema da Mesa Tendências 2013. Ao longo de 3 dias , que mais pareceram 3 meses de tanta coisa que aconteceu, pudemos refletir sobre as perspectivas na gastronomia e alimentação de nosso tempo.

O que mais ouvi foi uma volta a origem, valorizar o que temos, olhar para nossos produtos e produtores, modos de preparo regionais e produtos sazonais. Maravilhas podem ser feitas respeitando-se os ciclos de produção da natureza, os limites impostas em nome de uma sustentabilidade real na cadeia alimentar.
Este olhar deve ser cada vez mais forte daqui para frente quando vemos chefs estrelados afirmarem que, é fundamental respeitar as origens, revisitar as raízes e cuidar de todo o ecossistema.

O resumo de tudo que aconteceu pode ser visto nas páginas do Prazeres da Mesa www.semanamesasp.com.br.

Aqui fica o meu registro das impressões que tive ao longo destes dias.
Muita cor, sabor e principalmente a valorização da memória afetiva que os alimentos trazem, algo que para mim é muito presente. Em um mundo onde o tempo passa de uma maneira, que muitas vezes, não entendemos, poder revisitar lembranças que nos trazem acolhimento é fundamental.

A melhor sensação que ficou em mim é de que a gastronomia não decidiu reinventar a roda e sim produzir uma que nos leve ao caminho de uma vida mais simples e verdadeira, a começar por respeitar a nossa origem e preservar nossa memória.

Foi um grande prazer vivenciar isto nesta semana que passou e de quebra poder conviver com uma amiga querida que me acompanha sempre nesta aventura deste blog, a Georgia.
Um beijo e bom final de semana!

Paula

Receitas relacionadas