Feijoada

  • feijoada
  • feijoada
  • feijoada
Com este tempinho frio ficar perto do fogão é uma delicia! A feijoada é um clássico da culinária brasileira que a gente acaba não fazendo em casa por achar que dá muito trabalho. Não é assim! Basta se programar 1 dia antes que dá certo e fica deliciosa.
Aproveitem! Beijo,
Paula

 

Ingredientes

1 Kg de feijão preto
1 linguiça portuguesa
1 linguiça calabresa
2 paios
500 gr de carne salgada
300 gr de lombo salgado
300 gr de costela salgada
200 gr bacon
2 folhas de louro
1 cebola batida
4 dentes alho
1/2 xícara de chá de cachaça
1 laranja inteira descascada
sal à gosto

 

Modo de Fazer

Pré preparo

Comece pelas carnes, deixando as já salgadas de molho em água fria dentro da geladeira por 2 ou 3 dias para tirar o sal.  Não esqueça de trocar a água.
Tire a pele das linguiças e do paio, ferva por 3 minutos, fatie e guardar na geladeira. Isso pode ser feito 1 antes.

Na véspera, escolha o feijão, lave bem, coloque na panela em que a feijoada será feita e cubra com o dobro de água. Tampe e deixe de molho a noite toda.

Preparo

  1. Leve a panela com o feijão ao fogo médio e deixe ferver. Acrescente o louro e, se quiser,  partes como orelha e pé de porco –  para dar gosto e depois tirar. Se for manter, não esqueça de dessalgar antes.  Mantenha a panela com a tampa semi fechada e acrescente água sempre que necessário. A dica aqui é manter uma Mantenha uma chaleira com água fervente. O tempo de cozimento leva em torno de uma hora.
  2. Em uma outra panela, frite o bacon e refogue a cebola e o alho nesta fritura. Junte uma concha bem cheia do feijão cozido, amasse bem e acrescente a mistura na panela do feijão.
  3. Comece a colocar as carnes e deixe ferver, mexendo sempre para não grudar no fundo.
  4. Depois de 40 minutos, coloque as linguiças e deixe ferver. Espere 20 minutos para colocar a cachaça e a laranja. O álcool da cachaça irá evaporar. Aguarde mais 5 minutos para retirar a laranja.
  5. Agora é só ver se o feijão está macio ou se precisa de mais tempo de cozimento. Também é importante verificar a densidade do caldo: se gostar mais fino, coloque mais água, se gosta mais denso e grosso, deixe a panela destampada para a água evaporar.
  6. Ajuste o sal. Desligue o fogo e deixe descansar por uns 10 minutinhos.

Sirva com arroz branco, couve crocante, laranja picada e farinha de mandioca torrada ou farofa de banana.
Serve 12 pessoas

Receitas relacionadas