Camarão na moranga

camarao na moranga
O camarão na moranga é um prato típico da culinária caiçara de São Paulo, tão famoso que tem até uma festa em Bertioga e uma história bem curiosa.
A Ilha Anchieta, em Ubatuba, abrigou um presídio que, no ano de 1945, recebeu um grupo de presos políticos japoneses. E como é da cultura oriental, esse grupo era bastante dedicado ao trabalho em atividades agrícolas e assim deram início ao cultivo de legumes e verduras no local.
Acredita-se que de tanto andar descalço e comer peixe cru, junto com a falta de higiene que era muito comum nos presídios da época, os presos adquiriram várias doenças, entre elas a esquistossomose, conhecida como barriga d’água. Para combatê-la, o grupo começou a plantar abóbora, pois de suas sementes era obtido um poderoso vermífugo. Funcionou.
A novidade fez tanto sucesso que os moradores do continente começaram a comprar as abóboras plantadas na ilha e torrar as sementes para comer e curar suas moléstias. 
Em uma das travessias da ilha para o continente, uma das abóboras caiu no mar e afundou rapidamente pois havia um furo no lugar do talo. A abóbora reapareceu cerca de 5 km de onde havia afundado e uma senhora que tinha um restaurante na praia da enseada encontrou o fruto. Ela não pensou duas vezes: colocou a abóbora inteira para ser fervida. Ao abrir a abóbora, encontrou mais de dois quilos de camarão sete-barbas. Como boa cozinheira que era, retirou as sementes e adicionou cheiro-verde, coentro, tomate, alho e cebola. E esse foi o primeiro camarão na moranga.

Esta receita é feita com creme de leite e requeijão ou catupiry. Além de deliciosa, tem uma apresentação muito bonita. Espero que gostem!

Beijos, 
Paula

camarao na moranga

camarao na moranga

 

Ingredientes:

1 moranga
4 colheres de azeite
4 dentes de alho
1 cebola
1kg de camarão fresco ou descongelado (não muito pequenos)
1 limão
Pimenta-do-reino a gosto
Sal a gosto
2 tomates sem sementes
1/2 xícara de salsinha ou coentro
1 lata de creme de leite
3 colheres de requeijão cremoso ou catupiry

 

Modo de fazer:

  1. Abra a abóbora, tirando uma a tampa e retire as sementes. Deixe bem limpa por dentro.
  2. Faça uma pasta com os alhos amassados, o sal, a pimenta do reino, meia cebola picada e 1 colher de azeite. Esfregue bem a pasta dentro da moranga.
  3. Tampe a moranga, embrulhe com papel alumínio, sempre com o lado brilhante para dentro, e leve ao forno por 1 hora ou até que esteja cozida.
  4. Tempere o camarão com sal, limão e pimenta.
  5. Refogue a cebola restante com azeite, acrescente o camarão e cozinhe por aproximadamente 3 minutos ou até que estejam dourados.
  6. Acrescente os tomates picados e a salsinha ou o coentro. Deixe cozinhar por aproximadamente 4 minutos ou até que os tomates estejam macios.
  7. Coloque o creme de leite e o requeijão e acerte o sal.
  8. Tire a moranga do forno e retire toda a água de dentro dela.
  9. Coloque um pouco do recheio na moranga, mexendo com uma colher por dentro da abóbora para que ela se misture ao camarão.
  10. Preencha com o restante do recheio e leve ao forno para gratinar por aproximadamente 5 minutos.

Sirva com arroz branco. Serve 4 pessoas.

 

Fonte: Curiosidades de Ubatuba.

Receitas relacionadas